
Muito consumido no inverno, o vinho pode trazer benefícios para uma vida saudável. Por outro lado, há quem diga que a bebida, como qualquer outra com teor alcoólico, oferece riscos. Mas como saber se o vinho faz bem à saúde?
Para isso, é preciso analisar as recentes pesquisas sobre benefícios e riscos deste consumo. Desta forma, é possível observar os prós e contras desta bebida, que costuma ser facilmente harmonizada com a comida. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo da uva, seja como fruta, suco ou vinho, é benéfico na prevenção, proteção e combate de doenças, principalmente cardiovasculares e renais.
Por outro lado, há pesquisas que apontam que, ao beber um copo por dia, durante um ano, se eleva em 0,5% o risco de doenças relacionadas ao álcool, como câncer, problemas cardiovasculares e cirrose.
Para saber se o vinho é bom ou não à saúde, separamos abaixo os benefícios e os riscos desta bebida. Confira!
Os benefícios do vinho
1 – Retarda o envelhecimento
Como o vinho contém antioxidantes, o consumo dele pode diminuir o risco do envelhecimento precoce. Isso porque estas substâncias atacam os radicais livres que causam diversos problemas de saúde.
2 – Evita doenças nos ossos
Alguns estudos apontam que o consumo de pequenas quantidades de vinho pode melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose e outras doenças nos ossos.
3 – Favorece a gravidez
Segundo dados do Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, beber vinho regularmente pode diminuir em quase um terço o tempo de espera das mulheres que desejam engravidar.
4 – Ajuda o sistema imunológico
Segundo pesquisas, o vinho pode fortalecer o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.
5 – Ajuda na flora intestinal
Por ter grande quantidade de polifenóis, o vinho também auxilia no funcionamento da flora intestinal.
6 – Melhora a memória
O consumo da bebida, moderadamente, pode ajudar a manter a memória. Segundo pesquisas, o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados à diminuição da memória.
7 – Melhora o colesterol
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, beber vinho diminui os índices do mau colesterol (LDL) e aumento o bom colesterol (HDL) no sangue.
8 – Aumenta o desempenho físico
O resveratrol, substância saudável dos vinhos, ajuda a prevenir os efeitos do sedentarismo. Como o composto evita o envelhecimento dos músculos e aumenta a densidade dos ossos, o desempenho físico melhora.
9 – Evita problemas de visão
O consumo moderado de vinho tinto pode diminuir os riscos de desenvolver uma degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.
10 – Vinho acalma
Segundo estudos da Universidade de Milão, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode ajudar a relaxar.
Isso porque o vinho contém melatonina – um dos hormônios do sono.
Comments