top of page
Buscar
  • proximasessao

Vinho faz bem à saúde? Conheça os benefícios e riscos da bebida




Muito consumido no inverno, o vinho pode trazer benefícios para uma vida saudável. Por outro lado, há quem diga que a bebida, como qualquer outra com teor alcoólico, oferece riscos. Mas como saber se o vinho faz bem à saúde?


Para isso, é preciso analisar as recentes pesquisas sobre benefícios e riscos deste consumo. Desta forma, é possível observar os prós e contras desta bebida, que costuma ser facilmente harmonizada com a comida. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo da uva, seja como fruta, suco ou vinho, é benéfico na prevenção, proteção e combate de doenças, principalmente cardiovasculares e renais.

Por outro lado, há pesquisas que apontam que, ao beber um copo por dia, durante um ano, se eleva em 0,5% o risco de doenças relacionadas ao álcool, como câncer, problemas cardiovasculares e cirrose.


Para saber se o vinho é bom ou não à saúde, separamos abaixo os benefícios e os riscos desta bebida. Confira!


Os benefícios do vinho


1 – Retarda o envelhecimento

Como o vinho contém antioxidantes, o consumo dele pode diminuir o risco do envelhecimento precoce. Isso porque estas substâncias atacam os radicais livres que causam diversos problemas de saúde.


2 – Evita doenças nos ossos

Alguns estudos apontam que o consumo de pequenas quantidades de vinho pode melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose e outras doenças nos ossos.


3 – Favorece a gravidez

Segundo dados do Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, beber vinho regularmente pode diminuir em quase um terço o tempo de espera das mulheres que desejam engravidar.


4 – Ajuda o sistema imunológico

Segundo pesquisas, o vinho pode fortalecer o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.


5 – Ajuda na flora intestinal

Por ter grande quantidade de polifenóis, o vinho também auxilia no funcionamento da flora intestinal.


6 – Melhora a memória

O consumo da bebida, moderadamente, pode ajudar a manter a memória. Segundo pesquisas, o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados à diminuição da memória.


7 – Melhora o colesterol

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, beber vinho diminui os índices do mau colesterol (LDL) e aumento o bom colesterol (HDL) no sangue.


8 – Aumenta o desempenho físico

O resveratrol, substância saudável dos vinhos, ajuda a prevenir os efeitos do sedentarismo. Como o composto evita o envelhecimento dos músculos e aumenta a densidade dos ossos, o desempenho físico melhora.


9 – Evita problemas de visão

O consumo moderado de vinho tinto pode diminuir os riscos de desenvolver uma degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.


10 – Vinho acalma

Segundo estudos da Universidade de Milão, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode ajudar a relaxar.

Isso porque o vinho contém melatonina – um dos hormônios do sono.

45 visualizações0 comentário
bottom of page